A Cruz Vermelha em Luzerna é regional, atende também famílias carentes dos municípios de Joaçaba, Herval do Oeste, Água Doce e Ibicaré. É coordenada por Edir Beal, há 17 anos trabalhando à frente da filial de Luzerna. Funciona nas terças-feiras com trabalhos internos, nas quintas-feiras pela manhã com recebimento de doações e à tarde com a entrega às famílias cadastradas.
As roupas recebidas são selecionadas, lavadas e, se necessário, encaminhadas para conserto. Cada família cadastrada pode receber 40 peças de roupa por mês.
Outra ação importante é a doação de hortifrutigranjeiros. Cada família cadastrada pode receber uma sacola por mês. As frutas e verduras são recebidas de produtores rurais de Luzerna, que são remunerados pelo Programa de Agricultura Familiar do Governo Federal.
A organização em Luzerna conta com o apoio de cerca de 80 voluntárias que se revezam nos trabalhos de seleção.
Edir Beal, 22 anos de voluntariado na Cruz Vermelha. |
Todo o trabalho envolvido na organização é de voluntariado e não existe uma fonte de renda própria. As despesas, como o aluguel, são pagas com doações.
A Cruz Vermelha, mundialmente, atua também em catástrofes. Na nossa região, está capacitada para auxiliar em casos de enchente. As voluntárias em Luzerna já realizaram cursos de socorrista.
LEIA MAIS:
PRATA DA CASA-Rodrigo Hoffelder
PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DE LUZERNA
SOBRE O CHIMARRÃO
Excelente a matéria valoriza um serviço muito importante na comunidade!!
ResponderExcluirQue merece aplausos de todos!
Beijos